ESIDM no Geoparque do Oeste
No âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, as turmas B, C, D e E, do 11º ano, da Escola Secundária Infanta D. Maria, participaram, no passado dia 15 de abril de 2026, numa saída de campo ao Geoparque do Oeste.
As atividades de campo são um recurso didático com um valor acrescido, proporcionando aos alunos um envolvimento ativo na aprendizagem, representando um verdadeiro laboratório vivo de Geologia.
Nesta visita de estudo, os alunos foram levados a conhecer e explorar a Geologia da região de Peniche, nas suas diversas vertentes: numa viagem que passou pelo Cabo Carvoeiro, a Ponta do Trovão e Papôa, foi possível viajar no tempo geológico até ao Mesozoico, e rever e aplicar in loco, as aprendizagens da sala de aula: processos de meteorização física e química nas rochas, reações de oxidação-redução, dissolução, Princípios da Estratigrafia, fósseis e processos de fossilização, rochas sedimentares e rochas magmáticas, entre outras aprendizagens transversais igualmente desenvolvidas. Depois de um almoço piquenique e de momentos de convívio entre professores e alunos, ainda houve tempo para um momento mais lúdico e dar um passeio pela cidade de Peniche.
Deixamos um agradecimento especial aos guias geólogos do Geoparque e aos professores acompanhantes e parabenizamos os alunos participantes pelo comportamento, curiosidade científica e espírito crítico demonstrados.
As professoras do 11.º ano de Biologia e Geologia,
Carina Pardal, Ivone Melício, Margarida Rodrigues e Teresa Monteiro
Comentários
Enviar um comentário