Pequenos Cientistas, Grandes Descobertas: Alunos do 7.º Ano Recriam o Interior da Terra! Os alunos do sétimo ano aceitaram o desafio na disciplina de Ciências Naturais e construíram modelos para representar a estrutura interna da Terra. A atividade, que transformou as salas de aula em verdadeiros laboratórios de geologia e teve como objetivo principal tornar visível aquilo que não se consegue observar diretamente. O modelo científico permitiu representar, de forma simplificada, a realidade e explicar conceitos complexos, como os relativos ao interior do nosso planeta. A criação destes modelos permitiu que os alunos visualizassem conceitos abstratos e compreendessem como a ciência constrói o conhecimento de forma dinâmica. A exposição destes trabalhos materializa a união entre a prática e a ciência e demonstra um dos caminhos mais eficazes para uma aprendizagem significativa e colaborativa. ...
ESIDM no Geoparque do Oeste No âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A, as turmas B, C, D e E, do 11º ano, da Escola Secundária Infanta D. Maria, participaram, no passado dia 15 de abril de 2026, numa saída de campo ao Geoparque do Oeste. As atividades de campo são um recurso didático com um valor acrescido, proporcionando aos alunos um envolvimento ativo na aprendizagem, representando um verdadeiro laboratório vivo de Geologia. Nesta visita de estudo, os alunos foram levados a conhecer e explorar a Geologia da região de Peniche, nas suas diversas vertentes: numa viagem que passou pelo Cabo Carvoeiro, a Ponta do Trovão e Papôa, foi possível viajar no tempo geológico até ao Mesozoico, e rever e aplicar in loco, as aprendizagens da sala de aula: processos de meteorização física e química nas rochas, reações de oxidação-redução, dissolução, Princípios da Estratigrafia, fósseis e processos de fossilização, rochas sedimentares e rochas magmáticas,...