Avançar para o conteúdo principal

Jornalista do Público dinamiza sessão com alunos do 10.º ano de Humanidades

 

Jornalista do Público dinamiza sessão com alunos do 10.º ano de Humanidades

No passado dia 2 de março, as duas turmas do 10.º ano de Humanidades da nossa escola (G e H) receberam a visita de uma jornalista do jornal "Público", no âmbito de uma sessão dedicada ao jornalismo e aos desafios atuais da informação.

Ao longo da iniciativa, a convidada apresentou o seu percurso profissional e deu a conhecer o funcionamento de uma redação, explicando as diferentes etapas da construção de uma notícia — desde a recolha e verificação de fontes até à publicação. Destacou-se a importância do rigor, da objetividade e da responsabilidade no exercício da profissão.

Um dos pontos centrais da sessão foi a reflexão sobre o Código Deontológico dos Jornalistas, sublinhando princípios fundamentais como a procura da verdade, a independência, o respeito pelas fontes e a clara distinção entre informação e opinião. Os alunos foram ainda desafiados a pensar sobre o impacto social das notícias e o papel do jornalismo numa sociedade democrática.

A temática das fake news mereceu igualmente particular atenção. Foram analisados os riscos associados à desinformação e debatidas estratégias para identificar conteúdos falsos, reforçando a importância do pensamento crítico e da literacia mediática, sobretudo no contexto das redes sociais.

A sessão articula-se igualmente com o projeto L.I.D.E.R.A., acrónimo de Ler Informação Diária para Escolher, Refletir e Agir, que está a ser desenvolvido em parceria com a Biblioteca escolar.

Revelou-se portanto um momento de aprendizagem enriquecedor e de consolidação, promovendo o contacto direto com a realidade profissional do jornalismo e incentivando os alunos a desenvolver uma postura mais consciente e crítica perante a informação.

A escola agradece a disponibilidade da jornalista do "Público", Paula Sofia Luz e a partilha de conhecimentos que fomentam o enriquecimento académico e cívico dos nossos alunos. Agradece igualmente a promoção do encontro à professora Célia Lopes.

                                           (Sara Gameiro, docente de História A e Coordenadora de Cidadania)








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: precisa-se

Jornalismo: precisa-se  A ESIDM recebeu a jornalista Paula Sofia Luz na passada segunda-feira,  dia 02 de março, para uma sessão sobre a necessidade e o papel do  jornalismo atualmente. Durante o encontro, explicou aos alunos o que  significa ser jornalista e a importância de se manterem informados.  Ao longo da sessão, destacou a importância do código deontológico que  um jornalista tem de seguir, da ética profissional e das perguntas  essenciais que qualquer notícia tem de responder: o que aconteceu,  quem, quando, onde, como e porquê.   Num mundo em que qualquer pessoa pode publicar conteúdos online,  reforçou que o trabalho do jornalista passa por confirmar factos antes de  divulgar informação, assegurando que a verdade seja sempre a voz mais  poderosa.  Remetendo-nos de volta à realidade, abordou as cheias e tempestades  que afetaram várias regiões do país. Partilhou que a imparcialidade  ...

Saudade!

  Saudade não se traduz. Encontra-nos.    Tentei, em tempos, traduzi-la aos meus primos franceses. Procurei muito pelas  palavras certas, exemplos claros e até mesmo frases bonitas. Nada era  suficiente. Porque saudade não se limita a ser uma palavra, é a essência da vida.  Surge quando uma casa já não tem o mesmo cheiro. Quando um brinquedo já  não é o que foi. Quando um verão inteiro vive dentro de uma fotografia.  Quando alguém parte e, mesmo ausente, continua-se a sentir a sua presença.  Sentir saudade é uma sorte disfarçada de dor. O azar dos sortudos. Só chora por  uma memória quem viveu algo digno de lágrimas.  A nostalgia personaliza o passado, torna-o mais encantador, quase como se  fosse raro. A saudade não embeleza nada. Mostra apenas o vazio deixado  pelo que foi marcante. Nunca damos o devido valor a um instante enquanto o vivem...

Professor Marcelo Rebelo de Sousa, na ESIDM, 4 de maio de 2026.

   “Ciclo Bibliotecas” na ESIDM: Professor Marcelo Rebelo de Sousa debate o futuro da leitura Na passada segunda-feira, dia 4 de maio, o auditório da Escola Secundária Infanta Dona Maria contou com a presença do ex-Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, para uma sessão no âmbito do “Ciclo Bibliotecas”, iniciativa subordinada ao tema: “IA… e se deixarmos de ler?”. Após uma maré de palmas por parte de todos os presentes, duas atuações do Conservatório de Música de Coimbra e uma breve apresentação do ex-Presidente da República, realizada por duas alunas do 12.º ano da escola anfitriã, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa deu início à sessão, destacando a importância dos alunos para qualquer instituição de ensino. Mergulhando no tema do encontro, Marcelo salientou que os livros são uma afirmação da liberdade, fazendo referência à Fahrenheit 451, e que estes, os livros, são um refúgio, ou até mesmo uma casa. Destacou ainda que seria uma pessoa extremamen...